Sou Viviane de Paula, escritora, educadora e pesquisadora em literatura afro-brasileira. Viajante, ativista étnico-racial, cantora e modelo. Publiquei recentemente o livro “Flores Roxas” pela Editora Patuá de São Paulo.
Sou também pós-graduada em eLearning Designer no Senac e especializada em revisão textual na Unicamp. Morei por dois anos em Nova Iorque, onde estudei literatura afro-americana, mais especificamente no Centro Histórico de Schomburg no Harlem.
Em 2015, participei do “VI Concurso Literário na PUC-Campinas” conquistando medalha de prata. No mesmo ano, fui convidada a escrever para o Blogueiras Negras, bem como para o Portal África Brasil e o Alma Preta Jornalismo. Em 2016, publiquei o conto de suspense “Na sua sombra”, na coletânea “Horas Sombrias” da Editora Andross.
Depois disso, também atuei na antologia “Novos Poetas do Brasil”, da Editora Vivara, com o poema “Os pobres também choram”. Em 2017, fiz parte da antologia “Prêmio VIP de Literatura”, da AR Publisher Editora, conquistando as primeiras colocações com a crônica “O amor chegou tarde”.
Em 2021, participei do “The Brooklyn Poetry Slam”, na cidade de Nova Iorque. Um pouco mais tarde, em 2022, atuei em parceria com a UFSCAR no “Festival CultivArte” com poemas cantados no espetáculo autoral “Flores Roxas”. Também fiz um curso com Conceição Evaristo pela USP, que foi extremamente necessário para meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Recentemente, lancei o livro de poemas “Flores Roxas”, que retrata a jornada de uma mulher afro-brasileira, passando por continentes diferentes, como África, Europa, América do Sul e do Norte.
Em 2023, produzi o espetáculo “Flores Roxas” que traz música, poesia, ancestralidade e movimentos corporais afro-brasileiros. Atualmente, atuo na composição de músicas, na produção de dois livros inéditos e um curta-metragem com a Fazenda Roseira, patrimônio cultural com o poema autoral “Nós, Roseira”.